clock

terça-feira, 14 de abril de 2009

Mostra Axé,meu rei!

A partir do próximo dia 16 de janeiro o público poderá conferir as novas pinturas do artista plástico, ilustrador, escultor e grafiteiro Denissena que estarão expostas no Bar Ponte Aérea 2, na Pituba. A exposição "Axé, meu rei!" mostra 20 pinturas feitas em nanquim, giz de cera e piloto que retratam, de forma leve e engraçada, situações do cotidiano do povo baiano.
Nascido em Salvador, Denis já vinha há algum tempo querendo retratar a baianidade nas suas pinturas. "Escolhi o humor como forma de homenagear a maneira despojada, autêntica e criativa que vivem esses homens, mulheres, meninos e meninas. É preciso sair do clichê da capoeira e acarajé para entender que há muito mais, inclusive porque a falta de recursos provoca o baiano a inventar e a se re-inventar, fazendo da dificuldade uma brincadeira e dos erros de português (decorrentes da falta de aceso à educação de qualidade) um dialeto próprio" explica o artista.
Inquieto, sempre em busca de novas atividades, Denissena se considera um "operário cultural". Autodidata, começou há 12 anos atrás experimentando, passando por diversas linguagens – da pintura em tela e grafite de rua até a arte digital. O seu currículo é extenso: já ilustrou capas de CD e de livros, atuou como designer desenhando para grifes de moda como a Iguana de Salvador e a canadense Volunteer, grafitou o navio do Greenpeace na sua primeira vinda à Bahia, e, participou em 2007, da Casa Cor realizada na Associação Atlética da Bahia, onde grafitou o ambiente da Brinquedoteca. Ainda em 2007 o artista esteve em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde realizou palestras, workshops e exposições em universidades, ONGs e espaços culturais da cidade. As suas obras da exposição "Agdás Urbanos", realizada em 2008, em Salvador, também foram expostas em Luana e em Angola, na África. Denis atua também como educador social, e desde 2000 dá aulas como voluntário na ONG Projeto Cidadão, situada no Cabula I, bairro onde Denis se criou e iniciou sua paixão pelas artes e grafite. O artista organizou importantes concursos de graffiti em Salvador e trabalhou como educador nas organizações Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Eletrocooperativa; no Projeto Grafipaz, da Universidade Estadual da Bahia e em projeto da Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura, dentre outros.
A exposição conta com o apoio da Casulo Comunicação e Eventos e do Bar PA2, que com o conceito de street bar (bar de rua) pretende contribuir e incentivar os artistas locais disponibilizando espaço para expor as obras.

Nenhum comentário: